Sobre a ABCA
Associação Brasileira de Criadores de Agapornis

Quem somos

A ABCA, Associação Brasileira de Criadores de Agapornis , o primeiro clube do Brasil com foco nos Agapornis, é uma associação, com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Nosso clube tem a finalidade de difundir, proteger, orientar, expor, fomentar e trabalhar os diversos aspectos da criação e reprodução de todas as espécies de Agapornis fixadas no Brasil e no mundo, contribuindo para seu correto desenvolvimento e crescimento.

Criadores de todos os segmentos ornitológicos são bem vindos ao nosso clube, mas devemos enfatizar que todo o suporte aos associados, realização de eventos, campeonatos e exposições é exclusivo sobre os Agapornis.

História

Tudo se iniciou em novembro de 2015, quando Túlio Reis, entrou em contato com a BVA, Associação Belga de Agapornis, para trazer para o Brasil a melhor e mais completa revista sobre Agapornis no mundo, a Agapornis.info.

Seu sonho era difundir amplamente o conhecimento sobre nossas queridas aves, porém para isso era necessário ter um clube ornitológico. Ele tentou com um clube de Belo Horizonte a viabilidade de produzir a revista, sem sucesso. Dessa forma seu sonho teve que ser adiado, infelizmente.

Em fevereiro de 2017 a possibilidade de ter a Agapornis.info no Brasil voltou à tona. Ela começou a ser traduzida e editada em Portugal, o que era um facilitador para tê-la por aqui. Por inúmeros motivos, novamente, não obteve sucesso, porém ele resolveu encarar o desafio e com o apoio do Danilo Gonsales, criou a ABCA e começou a traduzir, diagramar e produzir a revista. Em maio de 2017 o primeiro número foi lançado. Foram 8 números produzidos, até que em junho de 2019, a última edição (por enquanto) foi produzida, e seu sonho, naquele momento, tinha acabado. Foi quando o Francisco de Assis (Chico), grande amigo do Túlio Reis, se interessou na possibilidade de ter um clube exclusivo de Agapornis em Belo Horizonte, e depois de muita conversa, decidiram levar a ideia do clube adiante juntamente com o Vinícius Gamarano, Gabriel Bueno e Jamir de Brito (Kito).

Felizmente depois de pouco tempo, o clube foi aprovado pela Federação Ornitológica do Brasil já com 38 associados.

A ABCA agradece a todos os associados por fazerem parte dessa história.

Diretoria

Presidente: Francisco de Assis de Resende Júnior
Vice-presidente Técnico e Diretor de Informática: Túlio Henrique de Oliveira Reis
Diretor Secretário e Financeiro: Gabriel Bueno Martins Ferreira
Diretor Administrativo: Vinícius Brasil Gamarano
Diretor de Patrimônio: Jamir Fernandes de Brito


Você pode conhecer o nosso estatuto.
Faça o DOWNLOAD.